Portalegre, situa-se no Alto Alentejo na encosta sul da serra de São Mamede. É uma das mais bonitas cidades de Portugal, cujo nome significa – passagem (porto) para a serra verdejante (alegre).

Em Maio de 1550, pela carta régia de D. João III, Portalegre tornou-se uma cidade nobre e elegante na sua arquitectura de um vasto legado de enormes palácios, conventos e igrejas da arte barroca.

A Sé é um dos muitos monumentos que fazem parte da sua riqueza patrimonial.

Foi uma das cidades mais ricas do reino de Portugal, devido aos muitos produtos aí manufacturados, sobretudo, as tapeçarias, sendo a sede de manufactura o edifício seiscentista do colégio de S. Sebastião. O prestígio mundial da tapeçaria é devido, em parte, ao rigor do colorido: a oficina de tinturaria local apresenta uma paleta com sete mil cores catalogadas!

José Régio, escritor e professor que viveu muitos anos em Portalegre, deu o seu nome a um museu, conhecido como a Casa-Museu do Poeta José Régio.

Portalegre é uma cidade culturalmente muito rica, rodeada por uma paisagem lindíssima com inúmeras capacidades turísticas.