N.ºdeHabitantes:137410

Área:315Km2

Feriado Municipal 4 de Julho


Coimbra, cidade portuguesa da Beira Litoral, situa-se, nas margens do rio Mondego, o maior rio português, a 45km da sua foz.

Antigamente, no tempo dos Romanos, Coimbra era conhecida pelo nome de Conímbriga.

Mais tarde, do reinado de D. Afonso Henriques até D. Sancho II, foi a capital do reino de Portugal.

Coimbra é considerada a cidade dos estudantes, e foi aí que existiu a primeira Universidade portuguesa. É também conhecida, pelas histórias de amores proibidos; sobretudo de D. Pedro e de D. Inês de Castro

O fado de Coimbra (fado canção), fala sobre os sentimentos das pessoas mais ligadas à cidade, da sua beleza interior e da saudade.

A Rainha Santa Isabel, apesar da sua natural discrição, foi uma presença forte e constante no país. Quando ficou viúva, passou a viver como freira, no Convento de Santa-Clara-a-Velha, em Coimbra. Foram-lhe atribuídos vários milagres, mas um deles tornou-se uma lenda, o Milagre das Rosas: "A Rainha, gostava muito de ajudar os outros, mas já tinha sido advertida pelo rei, seu marido de que os tempos eram de crise e portanto, tinha que deixar de fazer caridade!

Ora um dia de Janeiro, andava a Rainha pelas ruas da cidade, levando pães escondidos no manto, quando se encontrou com o rei que lhe perguntou o que levava ela tão bem guardado. Ela ficou embaraçadissíma e respondeu-lhe:

_ "São rosas, Senhor!" Dito isto, abriu o manto, e perante o espanto geral, os pães haviam-se transformado em rosas!"